
Perguntas frequentes
O NESIDH possui três frentes: 1) pesquisa, 2) competições e 3) advocacy.
Na primeira, nossos integrantes pesquisam acerca das temáticas que envolvem direitos humanos, com enfoque no sistema Interamericano, ao produzir publicações em parceria com o cosmopolita e acervo bibliográfico. Na segunda, preparamos nossos times, compostos por oradores, coachings e observadores, para participarem de eventos nacionais e internacionais que envolvem a temática de direitos humanos. Em muitas destas participações, alcançamos excelentes resultados, ainda que o foco principal não seja este e sim o aprendizado. Por fim, a terceira é a parte prática do grupo, que elabora amicus curiae e relatórios para o governo brasileiro, sendo muitos deles aceitos oficialmente. Para mais informações, navegue pelas abas PUBLICAÇÕES, COMPETIÇÕES, PRÉ MOOT e ADVOCACY.
O NESIDH está albergado sob o Centro de Estudos da Constituição (CCONS) da UFPR e integra o grupo Constitucionalismo e Democracia da pós-graduação em Direito da UFPR. Para mais informações, navegue pela aba QUEM SOMOS.
O NESIDH aprofunda debates sobre os sistemas nacional/constitucional, regionais e universal de proteção de direitos humanos. Além disso, o grupo visa capacitar juristas para terem ciência acerca dos meandros do sistema de direitos humanos e, assim, torná-los abertos para a aproximação do direito internacional ao direito interno e aptos para atuar na promoção e defesa dos direitos humanos.
Buscamos pessoas que possuam como interesse a defesa dos direitos humanos.
Como integrante é necessário passar pelo processo seletivo, porém há atividades destinadas ao público em geral. Nestes é necessário acompanhar as atualizações no nosso site e instagram @nesidh.ufpr.
Sim. Nossos integrantes estão em diversas localidades, inclusive fora do Brasil. No entanto, é de estima que os integrantes tenham disponibilidade para participar de nossos eventos presenciais, tendo em vista que algumas atividades são limitadas e não conseguimos fazer a distância (ex.: MOOT COURTS). Além disso, em algumas reuniões não conseguimos uma boa conexão.
Não. Há integrantes de diferentes estratos acadêmicos, no entanto, o nível básico exigido é a partir da graduação.
O Processo Seletivo ocorre anualmente e, geralmente, no início do segundo semestre. Fique atento aos editais postados na aba INGRESSO.
Sim. Não temos limitações quanto a isso.
