NESIDH pela terceira vez consecutiva é semifinalista no Moot Medellín
- nesidhufpr
- 30 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Do dia 29 de novembro a 03 de dezembro ocorreu o Oitavo Concurso Internacional de Derechos Humanos, com a temática "O limite entre as tecnologias de informação e seu vínculo com os direitos humanos", na modalidade híbrida.

Tivemos a honra de sermos representados pelos oradores Alcebíades Meireles e Bianca Ketlyn Anderle Correia, os quais contaram com o auxílio da coach Marina Bonatto e da observadora Fernanda Izídio Câmara.
Como resultado do excelente trabalho realizado, a equipe chegou às semifinais da competição e conquistou o prêmio de Melhor Memorial do Estado.
Para contar um pouco sobre a experiência e participação, os oradores prepararam o seguinte relato:
“No início de Dezembro, mais uma vez representando o NESIDH em uma competição de Direitos Humanos, nós, Alcebíades Meireles e Bianca Anderle pudemos finalizar um trabalho coletivo de meses alçando resultados confirmadores não somente do esforço individual, da equipe, mas do NESIDH como grupo.
Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo da preparação, seja pelo formato híbrido e pela exaustão causada por 2 anos de pandemia e isolamento social, nós, ao fim deste ano, tivemos a oportunidade e a honra de representar não somente nosso tão amado grupo de estudos, mas toda a UFPR.
Quanto a competição em si, nossa equipe encarou o desafio de representar o Estado em um caso hipotético complexo, que envolvia direitos ao devido processo legal e proteção judicial, direitos trabalhistas, direitos políticos, proteção de dados pessoais no contexto da internet e a proteção ao princípio da igualdade e não discriminação, com um olhar interseccional no que tange a gênero, orientação sexual e idade. Tal complexidade requereu de nós, não somente uma boa argumentação para defesa do Estado, mas um olhar sensível e de Direitos Humanos diante da necessidade em protegê-los no entrecho interamericano.
À vista disso, só temos a agradecer a toda a equipe do Moot, representada pela Ana Julia Miyashiro, Bárbara Goldman, Fernanda Izídio, Paula Barbieri, e nossa Coach Marina Bonatto, em face do imenso apoio dado, principalmente nas últimas semanas. Ainda, agradecemos as Profas Heloísa Câmara e Melina Fachin por serem tão incríveis e pela ajuda e orientação não só nessa competição, mas desde que ingressamos no NESIDH. Agradecemos, ademais, a Catarina Ramos, Isabella Traub e Giovanny Padovam, por nos auxiliarem na revisão do memorial e nos treinos.Vocês foram cruciais nessa reta final.
Para além do conhecimento adquirido, fica para sempre uma amizade fortalecida, numerosas lembranças boas e laços de afeto criados nessa jornada chamada 8º Concurso Internacional de Direitos Humanos, porque, defender direitos humanos é também afeto”.
Comments